A estranha necessidade de transformar todo hobby em produtividade

Fico com a impressão de que, em algum momento, ficou estranho simplesmente dizer “fiz isso porque quis”. Toda atividade parece precisar de uma justificativa maior: desenvolveu uma habilidade, gerou aprendizado, poderia virar renda extra, contou como networking.

Hobby virou uma palavra que quase pede desculpas por existir sem esses adjetivos.

De que exatamente um hobby precisaria ser “produtivo”?

A pergunta parece boba escrita assim, mas é sincera. Produtivo em relação a quê? Um hobby não é um investimento com meta de retorno. Não existe métrica de sucesso embutida em “gostar de fazer alguma coisa”.

Mesmo assim, é comum ver qualquer atividade de lazer sendo descrita em termos de resultado: quantos livros lidos no ano, quanto uma habilidade manual “poderia” virar um produto vendável, quanto tempo de tela um hobby analógico economiza. A atividade em si parece insuficiente como justificativa.

Quando a métrica vira o objetivo

O problema não é medir. É quando a métrica passa a ser o motivo de continuar. Nesse ponto, o hobby deixou de ser sobre a experiência de fazer algo e passou a ser sobre o número que essa experiência produz.

Isso muda o tipo de decisão que a pessoa toma dentro da própria atividade. Em vez de perguntar “isso está sendo interessante?”, a pergunta vira “isso está rendendo o suficiente para justificar o tempo?”. São perguntas completamente diferentes, e a segunda tende a matar exatamente o que tornava a primeira atividade agradável.

O que se perde quando o processo vira produto

Uma atividade feita só pelo processo tem tolerância maior a erro, tédio, repetição e resultado medíocre, porque nenhuma dessas coisas ameaça o motivo de estar ali. No momento em que existe uma métrica de produtividade em jogo, erro vira desperdício, tédio vira sinal de estar fazendo errado e resultado medíocre vira motivo para desistir.

Isso não significa que aprender algo com um hobby seja ruim. Significa que exigir aprendizado, resultado ou renda como pré-requisito para que a atividade “valha a pena” transforma o próprio lazer em mais uma obrigação disfarçada.

Fazer algo sem finalidade não é desperdício

Talvez a resposta mais simples para essa pressão seja também a mais chata de aceitar: nem toda atividade precisa render alguma coisa além de si mesma. Um hobby pode simplesmente ocupar tempo com algo que a pessoa gosta de fazer, sem produzir currículo, renda ou conteúdo para postar depois.

Isso não é preguiça nem falta de ambição. É só reconhecer que existe espaço legítimo entre “não fazer nada” e “fazer algo que precisa se justificar por resultado”.