Por que eu gosto de histórias em que ninguém está completamente certo
Uma história com herói impecável e vilão irredimível tem uma vantagem estrutural clara: é fácil de acompanhar, porque já vem com a bússola moral instalada. O tipo de história que mais me prende faz o oposto de propósito. Em vez de opor bem contra mal, opõe visões de mundo que fazem sentido cada uma por dentro de si, e deixa a plateia sem bússola nenhuma pronta.
Shingeki no Kyojin recusa dar razão para um lado só
Shingeki no Kyojin passa a primeira metade da série parecendo uma história de sobrevivência contra uma ameaça externa clara. A segunda metade desmonta essa estrutura de propósito, revelando que o conflito real é entre povos com histórico de opressão mútua, cada lado carregando justificativa histórica real para a própria desconfiança e violência.
O que torna isso estruturalmente interessante não é só revelar que “os dois lados têm um pouco de razão”, um recurso relativamente comum. É que a série continua escalando a partir daí, até Eren tomar uma decisão que, do ponto de vista dele, encerra um ciclo de perseguição contra o próprio povo, e que, do ponto de vista de qualquer pessoa fora dessa lógica interna, é catastrófica. A série não amacia essa tensão para dar conforto a quem assiste. Ela mantém as duas leituras simultaneamente válidas até o final, recusando entregar um veredito fácil sobre quem estava certo.
Fate/Zero coloca ideologias de salvação em rota de colisão
Fate/Zero organiza seu conflito de um jeito diferente: não é um povo contra outro, é um conjunto de filosofias pessoais sobre o que significa fazer a coisa certa, competindo dentro da mesma guerra pelo mesmo prêmio. Kiritsugu Emiya opera por uma lógica utilitarista extrema, disposto a sacrificar poucos para salvar muitos, mesmo quando isso significa atos que a própria série trata como monstruosos. Kirei Kotomine representa quase o oposto, alguém que não encontra sentido em nada além do sofrimento alheio, numa busca genuinamente perturbadora por algo que o faça sentir de verdade.
Nenhum dos participantes principais da guerra do Graal está simplesmente errado sobre a própria lógica interna. Cada um age de forma consistente com a própria visão de mundo, e é justamente o choque entre essas visões, todas coerentes por dentro, que produz o desfecho trágico da série, sem que isso dependa de nenhum deles ser simplesmente “o vilão” da história.
O que as duas séries fazem de parecido, estruturalmente
Em ambos os casos, o roteiro evita a solução mais simples de dar à plateia um personagem para admirar sem reserva e outro para rejeitar sem reserva. Isso obriga a manter duas ou mais lógicas internas simultaneamente na cabeça, cada uma fazendo sentido dentro de si mesma, e aceitar que elas não vão se resolver numa síntese confortável no final.
Isso é estruturalmente mais difícil de escrever do que conflito bem-contra-mal, porque exige que cada visão de mundo seja desenvolvida o suficiente para parecer genuína, não uma caricatura colocada ali só para o herói ter algo a superar. Quando funciona, o resultado é uma história que continua incomodando depois de terminar, porque não entrega o fechamento moral que a maioria das histórias entrega por padrão.
O motivo, sem tentar soar mais profunda do que é
Gosto dessas histórias porque elas se recusam a facilitar meu trabalho como espectadora. Não me dizem em quem torcer, então preciso decidir sozinha, sabendo que qualquer decisão vai deixar alguma coisa sem resposta. É desconfortável exatamente da forma que acho mais interessante.